>
Coronavírus Mundo

Taxa de contágio na Alemanha baixou pela primeira vez para menos de um

Foto EPA/FILIP SINGER
Foto EPA/FILIP SINGER

A taxa de contágio da covid-19 na Alemanha desceu pela primeira vez abaixo de 1, estando em 0,7, o que significa que cada pessoa infetada contagia cerca de 0,7 pessoas, segundo o Instituto Robert Koch (RKI).

Este índice foi considerado fundamental pelo RKI, responsável pela prevenção e controlo de doenças na Alemanha, e pela chanceler Angela Merkel, que sublinhou, na última conferência de imprensa na terça-feira, ser determinante na altura de decidir o relaxamento das medidas de contenção.

O presidente do RKI recordou hoje, em conferência de imprensa, que o número de novos casos tem sido menor a cada dia e que cerca de 5% dos infetados pertence à área da saúde.

Apesar da tendência “positiva”, Lothar Wieler sublinhou que a Alemanha ainda está “no início desta pandemia”.

O governo alemão decidiu manter a principal estratégia de combate à pandemia de covid-19 até, pelo menos, 3 de maio, prometendo uma avaliação da situação a cada 14 dias.

A Alemanha é o quarto país com mais casos do mundo, registando, segundo os dados de hoje, 133.830 infetados, um aumento de 3.380 em relação ao dia anterior.

O número de vítimas mortais subiu para 3.868, indica o RKI, um crescimento de 299 óbitos nas últimas 24 horas.

O valor aproximado de pessoas recuperadas é agora de 81.800, mais 4.700 do que no dia anterior.

A Baviera, maior estado federado da Alemanha e o mais afetado, ultrapassou as mil vítimas mortais e regista agora 36.027 casos na região.

Em conferência de imprensa, o ministro da Saúde alemão, Jens Spahn partilhou que o país já realizou mais de 1,7 milhões de testes, frisando que, só esta semana, chegaram à Alemanha mais de 80 milhões de máscaras de proteção.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 145 mil mortos e infetou mais de 2,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 465 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 629 pessoas das 18.841 registadas como infetadas.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa quatro mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos, como Dinamarca, Áustria ou Espanha, a aliviar algumas das medidas.

Fechar Menu