>
Madeira

Olavo Câmara defende apoios aos agricultores madeirenses

None

O deputado do Partido Socialista-Madeira à Assembleia da República, Olavo Câmara, defende apoios aos agricultores madeirenses para o escoamento dos seus produtos e fazer face às perdas causadas pela Covid-19. O parlamentar entende que deve haver uma “concertação entre os Governos da República e Regional”, de modo a que os produtores madeirenses possam ter “acesso a quaisquer medidas que venham a ser tomadas”, refere o madeirense.

Ontem, na audição à ministra da Agricultura, realizada por videoconferência, Olavo Câmara lembrou que o desenvolvimento da agricultura nos últimos anos esteve “muito ligado ao crescimento turístico e a uma preferência cada vez maior por uma experiência local, autêntica e de qualidade”, mas constatou que, actualmente, “vivemos tempos difíceis e de incerteza, que interromperam todo este desenvolvimento dos vários sectores económicos”, em particular o do turismo, tendo causado problemas à agricultura.

O socialista madeirense referiu que o encerramento de hotéis e restaurantes suspendeu um dos canais preferenciais de escoamento dos produtos madeirenses, com grandes consequências e perdas para os produtores. Uma situação que é igualmente sentida em todo o território nacional, mas em particular nas Regiões Autónomas, devido às suas especificidades que vem acrescentar mais dificuldade aos produtores.

“No caso particular da Madeira, com um sector turístico que representa 25% do PIB regional agora suspenso, os nossos produtores perderam um dos principais meios de escoamento dos seus produtos, pelo que é preciso garantir uma solução para o seu escoamento ou assegurar apoios às perdas existentes”, afirmou Olavo Câmara.

Reconhecendo que os governos regionais têm meios próprios para acudir ao sector agrícola regional, à luz da sua Autonomia, o deputado socialista considerou que, “num momento em que todos os esforços contam, é essencial agilizar os canais de comunicação e medidas de apoio entre os Governos Regionais e da República, com o acesso das Regiões Autónomas a todas as medidas que venham a surgir para ajudar os nossos agricultores”.

O parlamentar questionou ainda a ministra sobre se esta comunicação entre governos acontece e se as medidas de apoio chegam às Regiões Autónomas e têm em atenção as suas especificidades e particularidades.

Fechar Menu