>
País

Três detidos nos Açores pelo crime de desobediência

Foto Lusa
Foto Lusa

O Comando Regional dos Açores da PSP deteve três homens na ilha de São Miguel pelo crime de desobediência, por terem violado o isolamento no âmbito do dever geral de recolhimento domiciliário, foi hoje anunciado.

No relatório da atividade diária, a polícia informa que deteve na segunda-feira, em Rabo de Peixe, um homem de 30 anos, pelo “crime de desobediência, em virtude deste não ter respeitado o isolamento nos termos do dever geral de recolhimento domiciliário”, definido por causa da pandemia da covid-19.

As outras duas detenções, nomeadamente de um homem de 24 anos e outro de 26, ocorreram na Ribeira Grande, pelos “crimes de desobediência, em virtude destes não terem respeitado o isolamento nos termos do dever geral de recolhimento domiciliário”.

A PSP refere ainda que foi elaborado, a um homem de 21 anos, na Madalena do Pico, “um processo-crime por desobediência, em virtude deste não ter respeitado a ordem de quarentena no domicílio, imposta pela Autoridade de Saúde Regional”.

Até ao momento, já foram detetados nos Açores um total de 100 casos, verificando-se oito recuperados, quatro óbitos e 88 casos ativos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19.

Na distribuição dos casos de infeção por ilha, 58 registam-se em São Miguel, sete na Terceira, quatro na Graciosa, sete em São Jorge, 10 no Pico e cinco no Faial.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 120 mil mortos e infetou mais de 1,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Dos casos de infeção, cerca de 402 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registam-se 567 mortos, mais 32 do que na segunda-feira (+6,%), e 17.448 casos de infeção confirmados, o que representa um aumento de 514 (+3%).

Fechar Menu