>
País

Utentes de lar de Famalicão em isolamento no Hospital Militar do Porto

A transferência foi a solução encontrada depois de os 18 funcionários do lar terem ficado “ou com teste positivo para coronavírus ou em quarentena”

Foto Global Imagens
Foto Global Imagens

Os utentes do lar de Famalicão que no sábado ficou sem funcionários devido à covid-19 foram transferidos durante a noite para o Hospital Militar do Porto, onde ficam provisoriamente instalados e em isolamento, disse hoje fonte da autarquia famalicense.

Segundo a fonte, em causa estão 31 utentes, cuja transferência decorreu “sem incidentes”.

De acordo com fonte dos bombeiros, 17 idosos foram transferidos de ambulância e os restantes num autocarro.

“Estavam todos estáveis”, disse a fonte.

Os utentes foram submetidos ao teste de diagnóstico ao novo coronavírus e vão, entretanto, ficar em isolamento.

A transferência foi a solução encontrada depois de os 18 funcionários que trabalham no lar terem ficado “ou com teste positivo para coronavírus ou em quarentena”.

A solução foi concertada entre a Câmara de Famalicão, a Protecção Civil distrital de Braga e as autoridades de saúde.

No sábado, a proprietária e gerente da Residência Pratinha, Teresa Pedrosa, disse à Lusa que, perante a situação de 18 funcionários daquele equipamento, os 33 utentes estavam a ser acompanhados por ela, pela directora técnica, “que está grávida”, e por uma enfermeira.

A responsável do lar pedia auxílio para reintegrar os utentes ou arranjar pessoas “para ajudar”.

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) esclareceu no domingo que as autoridades determinaram “procedimentos para controlo da pandemia” no lar de Famalicão após informação sobre “caso/s com quadro compatível” de infecção.

Em comunicado, a ARS-N destacou que, “entre outras medidas, foi determinado o isolamento profilático e vigilância activa de todos os utentes e profissionais da instituição, enquanto contactos próximos dos casos identificados” no lar.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou mais de 324 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 14.300 morreram.

Depois de surgir na China, em Dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, há 14 mortes e 1.600 infecções confirmadas.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00 horas de quinta-feira e até às 23h59 de 2 de Abril.

Além disso, o Governo declarou na terça-feira o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

Fechar Menu