>
Mundo

Médicos cubanos enviados para Itália para ajudar luta contra pandemia

Rússia envia uma centena de epidemiologistas para ajudar

None

Uma equipa de 52 médicos e enfermeiros cubanos partiu no sábado em direção à Lombardia em resposta a um pedido de ajuda daquela região do norte da Itália, a mais afetada pela pandemia do novo coronavírus.

Segundo o governo cubano, os especialistas, qualificados e com experiência em epidemias como o Ébola, ajudarão os seus colegas lombardos, que estão a trabalhar em condições extremas e hospitais sobrecarregados pelo rápido aumento do número de casos graves.

O grupo irá juntar-se a uma dúzia de médicos chineses já na área que serão colocados num novo hospital de campo em Bérgamo, a província com o maior número de pessoas doentes.

A Itália, o país mais atingido pela epidemia, já acumulou 4.825 vítimas mortais com o coronavírus, 793 só nas últimas 24 horas, fazendo dela a nação com o maior número de mortes, acima da China, onde o surto do novo coronavírus começou no final de dezembro passado.

Também o Ministério da Defesa russo vai enviar hoje para Itália uma equipa de cerca de 100 médicos militares especialistas em epidemia e virologia, assim como equipamento médico, para ajudar o país a conter a pandemia do novo coronavírus.

“Está pronto para partir um grupo de uma centena de médicos que inclui importantes especialistas do Ministério da Defesa da Rússia em virologia e epidemiologia, que têm uma considerável experiência internacional na luta contra epidemias, junto com equipamento moderno de diagnóstico e desinfeção”, expressou o ministério, num comunicado difundido à imprensa.

Segundo o ministério, no aeródromo militar de Chkalovsk (na região de Moscovo) estão preparados para descolar nove aviões IL-76 da aviação de transporte militar das Forças Aeroespaciais da Rússia, deslocados operativamente desde diversas bases aéreas russas.

Itália tem sido o país mais afetado até ao momento pela pandemia da covid-19, pelo que o Governo italiano decidiu interromper até 03 de abril todas as atividades produtivas exceto as que são essenciais para os cidadãos, de forma a tentar conter a propagação do coronavírus, que causou, até sábado, mais de 4.800 mortos no país.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 290 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 12.700 morreram.

Em Portugal, há 12 mortes e 1.280 infeções confirmadas até sábado.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou na terça-feira o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

Fechar Menu