>
Madeira

Chuva volta a estar nas previsões meteorológicas

Em Portugal continental é esperada descida de 6ºC a 8ºC

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

A chuva está de volta, apenas em possibilidade, e a temperatura vai descer, ainda que ligeiramente. O dia será mais cinzento também, antecipa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que prevê para hoje períodos de céu muito nublado, possibilidade de aguaceiros fracos nas vertentes Norte e terras altas a partir do final da tarde, vento fraco a moderado (até 30 km/h) de Nordeste, soprando moderado a forte (30 a 40 km/h) nos extremos Leste e Oeste da ilha da Madeira e terras altas a partir do final da tarde e pequena descida da temperatura.

No Funchal o céu em geral estará pouco nublado e o vento será fraco, inferir a 15 km/h. Estão previstos 22ºC de temperatura máxima, 16ºC de mínima.

Em Câmara de Lobos conte com 22ºC; no Lugar de Baixo e Ponta do Pargo 21ºC; Caniçal, Santa Cruz, Porto Moniz, São Vicente e Porto Santo 20ºC. Santana terá 18ºC de máxima. Nas mínimas, Santana e São Vicente descem aos 13ºC, Ponta do Pargo aos 14ºC, Lugar de Baixo aos 15ºC, Caniçal, Machico, Santa Cruz e Porto Moniz aos 16ºC. Câmara de Lobos 17ºC.

No mar conte com ondas de Noroeste com 1,5 a 2,5 metros na costa Norte e com ondas de Sul-Sudoeste com 1 a 1,5 metros na costa Sul.

Em Portugal continental as temperaturas máximas vão descer entre 6 a 8 graus Celsius a partir de hoje depois de terem estado na quarta-feira próximas dos 30 em algumas regiões, disse à Lusa a meteorologista Ângela Lourenço. Esta descida será em especial da máxima.

“Estamos a falar de temperaturas muito acima da média para o mês de Março. No entanto, por vezes estas situações ocorrem neste mês. É mais comum na segunda quinzena de Março, mas não é uma situação rara. O mês de Março caracteriza-se por ter muitos dias típicos de Inverno, mas também de Primavera e pontualmente alguns dias mais tipicamente de Verão que foi o que aconteceu ontem”, realçou.

De acordo com a meteorologista, Aljezur, no distrito de Faro, foi a localidade onde foi registada a temperatura máxima mais elevada, de 29,6 graus.

No entanto, segundo Ângela Lourenço, a situação vai mudar a partir de hoje, prevendo-se um regresso da chuva mais provável a partir de dia 15.

“Hoje já vamos ter descida da temperatura principalmente da máxima entre 6 a 8 graus. Nalguns locais ontem [quarta-feira] foram registadas máximas perto dos 30 graus no baixo Alentejo, interior do Alentejo, e vão começar a descer já hoje. Vai haver uma mudança gradual das condições meteorológicas”, disse.

Segundo a meteorologista do IPMA, entre hoje e dia 15 vai haver alguma instabilidade no interior de Portugal continental que poderão dar origem a aguaceiros acompanhados de trovoada, com maior probabilidade a partir de dia 15.

“As regiões com descidas mais acentuadas serão as do centro e Sul, que foram as que registaram subidas mais elevadas na quarta-feira. Hoje as temperaturas vão estar entre os 20 e os 24 graus, sendo em alguns locais do interior e próximos do mar de 17/18 graus””, disse.

Fechar Menu