Madeira

CDS atento às matérias fiscais vê com 'bons olhos' aumento de receitas da SDM

Nos serviços internacionais, em particular o Mar, teve um crescimento na ordem dos 10%

None

O líder parlamentar do CDS-PP, na Assembleia Legislativa da Madeira, António Lopes da Fonseca, reuniu, esta sexta-feira, com o presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira(SDM), Paulo Prada.

Com este encontro, o CDS pretendeu ter uma perspectiva dos negócios que a SDM teve e se esses negócios foram ou não afectados pela pandemia, tendo Lopes da Fonseca constatado que "nos serviços internacionais, em particular o Mar, teve um crescimento na ordem dos 10%, sendo previsível que esse crescimento se mantenha sobretudo em 2021".

"Apesar da pandemia, as receitas fiscais que decorrem das operações do Centro Internacional de Negócios e do Mar poderão manter-se. E esta é uma boa notícia para a Região".

Para o centrista, "esta boa previsão advém do novo regime e a nova legislação que foi aprovada este ano na Assembleia da República".

Lopes da Fonseca sublinha que esta situação "poderá beneficiar o nosso Registo Internacional de Navios, sendo essa uma medida muito importante para a nossa Região".

Relativamente ao Centro Internacional de Negócios e, apesar da pandemia, "as previsões são para que não haja uma grande perda em termos fiscais". 

"O peso das receitas fiscais para a Região que decorrem do Centro Internacional de Negócios, rondam os 115 milhões de euros", revela o parlamentar.

O líder do CDS destaca também que "todas as operações relacionadas com a S.D.M. representam, em termos de emprego, 3 mil pessoas fixas e mais umas centenas de postos de trabalho indirecto."

"Há também perspectivas que grandes empresas de navegação possam registar-se no Mar a partir de 2021. O que reflete um crescimento, tanto do Mar como um crescimento no registo de empresas sobretudo relacionadas com grandes empresas de navegação", acrescenta. 

Por fim -  reforçando que "claramente existem matérias pendentes" que terão de "aguardar pelo que virá no Orçamento de Estado relativamente a matérias fiscais" - refere que o CDS "estará atento" a estas matérias.

Fechar Menu