Madeira

Rubina Leal diz que a Madeira "tem o maior rácio de psicólogos por habitante do país"

None

O Grupo Parlamentar do PSD-Madeira visitou esta sexta-feira a Casa de Saúde de São João de Deus para assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental, que se celebra amanhã. Na ocasião, Rubina Leal salientou que "a nossa Região tem o maior rácio de psicólogos por habitante do país" que se encontram em vários serviços e tem enfermeiros especialistas em saúde mental, quer nos hospitais, quer nos centros de saúde. E que além disso contrataram-se mais psiquiatras para o SESARAM.

A deputada lembrou que a efeméride tem por objectivo suscitar a reflexão em torno das questões da saúde mental e em especial da prevenção de outras situações que lhe estão associadas como o suicídio, depressões, alcoolismo e doenças crónicas. Sublinhou que algumas destas situações estão também associadas aos momentos de crise, em que as pessoas se encontram numa condição de maior vulnerabilidade. 

Contudo, sublinhou, a política para esta área na Madeira não se faz apenas ao nível dos recursos humanos. Há uma verdadeira estratégia para a saúde mental que está no terreno, com medidas concretas e objetivos a cumprir, em particular ao nível de programas de prevenção e promoção da saúde mental, que passam também pelos contratos-programa com as instituições particulares de solidariedade social que atuam nesta área e que prestam um serviço de excelência, que deve ser reconhecido e destacado.

A deputada referiu que importa também mencionar que alguns dos problemas de saúde mental resultam muitas vezes de situações que podem ser tratadas e solucionadas, realçando que existe ainda muito estigma nesta área da saúde, o que faz com que as pessoas escondam os problemas. "Neste dia é também importante alertar para esta realidade e sensibilizar as pessoas para que procurem ajuda", vincou.

Fechar Menu