Desporto

Islândia ou Hungria no caminho de Portugal no Euro2020

None

Islândia ou Hungria serão adversárias de Portugal na fase de grupos do Euro2020 de futebol, depois de vencerem ontem os seus jogos da fase de 'playoff' de acesso à fase final da competição.

O grupo já conta com Portugal, França e Alemanha, faltando apenas saber quem será o quarto elemento, com húngaros e islandeses a decidirem entre si a vaga, no dia 12 de novembro, no grupo A do 'play-off'.

Islândia e Hungria estiveram há quatro anos no mesmo grupo de Portugal, no arranque dos lusos para a conquista do Euro2016, em França.

Os islandeses bateram por 2-1 a Roménia, em Reiquejavique, e continuam no bom caminho para regressar ao Euro.

Gylfi Sigurdsson, jogador do Everton poucas vezes utilizado na 'Premier League', foi o herói do jogo, com golos aos 10 e 34 minutos. O golo de honra romeno surgiu aos 63, por Maxim, na conversão de uma grande penalidade.

Quanto à Hungria, foi ao terreno da Bulgária impor-se por 3-1.

Orban (17), Kalmar (47) e Nikolic (75) fizeram os golos húngaros, com a Bulgária a só reduzir aos 88, através de Yomov.

No grupo D, Macedónia do Norte e Geórgia são as seleções ainda em prova.

Os georgianos receberam e venceram a Bielorrússia, por 1-0, e os macedónios ganharam por 2-1 na receção ao Kosovo.

O caminho do grupo C tem agora como sobreviventes a Sérvia, vencedora por 2-1, após prolongamento, na Noruega, e a Escócia, que, depois de 120 minutos sem golos, superou Israel, com 5-3 nos penáltis.

Também não foi fácil encontrar-se um vencedor no grupo B, em que nos dois casos foi igualmente necessário chegar às grandes penalidades, com o desfecho a ser favorável para Eslováquia e Irlanda do Norte.

Em Bratislava não houve golos, após os que os eslovacos afastaram a Irlanda, com 4-2 nos penáltis.

Já em Sarajevo, o marcador chegou a funcionar, com 1-1 na receção da Bósnia-Herzegovina à Irlanda do Norte, após o que os britânicos foram mais certeiros, com 4-3 no desempate.

Em 12 de novembro, joga-se finalmente por uma vaga no Euro2020, com os jogos Hungria-Islândia, Irlanda do Norte-Eslováquia, Sérvia-Escócia e Geórgia-Macedónia do Norte.

Fechar Menu