Madeira

Autarcas socialistas da Madeira remetidos ao silêncio

Em causa, as buscas judiciais feitas às autarquias do Porto Moniz, Ponta do Sol e Machico

None

Os presidentes de Câmara do Porto Moniz, Ponta do Sol e Machico não quiseram pronunciar-se até agora sobre a realização de buscas nas respectivas autarquias. Emanuel Câmara, Célia Pessegueiro e Ricardo Franco, respectivamente, mantêm-se em silêncio, sendo que de entre estes três apenas a autarca ponta-solense confirmou publicamente a investigação - neste caso em declarações prestadas à Agência Lusa - não adiantando quaisquer outros pormenores.

Até ao momento, o presidente do PS-Madeira, Paulo Cafôfo, e o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, reagiram ao sucedido. O líder dos socialistas optou por abordar a situação através de um comunicado, mostrando-se "totalmente disponível para colaborar com as autoridades judiciais" no âmbito da investigação em curso "que tem por base uma denúncia 'on-line' que remonta a 2018".

PS/Madeira "disponível para colaborar" na investigação da PJ que envolve autarquias

O presidente do PS/Madeira declarou hoje que o partido "está totalmente disponível para colaborar com as autoridades judiciais" na investigação que está em curso pela Polícia Judiciária envolvendo quatro autarquias da região.

Já o edil funchalense mostrou alguma reserva nas informações prestadas após a Reunião de Câmara semanal. Ainda assim, Miguel Silva Gouveia assumiu estar "100% tranquilo" relativamente a todo este processo. "Todos os documentos solicitados foram entregues e, portanto, agora é aguardar serenamente o desenrolar da investigação. A Câmara cumpriu com tudo o que estava ao seu alcance para colaborar com a justiça e a Polícia Judiciária", mencionou.

Recorde-se que a Polícia Judiciária (PJ) realizou buscas em quatro autarquias da Região (Funchal, Porto Moniz, Ponta do Sol e Machico) para recolha de elementos de prova, tendo por base uma denúncia anónima efectuada na plataforma da Procuradoria-Geral da República.

"Estou 100% tranquilo", assegura Miguel Silva Gouveia

PSD-Madeira garante não ter qualquer ligação à denúncia

Ao início da tarde, a TVI avançou que Paulo Cafôfo "é suspeito de crimes como corrupção passiva, participação económica em negócio, prevaricação e abuso de poder". 

A par de Cafôfo, principal figura do PS na Madeira, há mais suspeitos envolvidos nos alegados crimes, tais como empresários da construção civil e responsáveis por empresas de publicidade e marketing. Também esses, segundo a estação de Queluz de Baixo, foram alvo de buscas da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ.

PGR reconhece investigação por corrupção e abuso de poder em câmaras da Madeira

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou, esta tarde, ao DIÁRIO, que as buscas iniciadas ontem pela Polícia Judiciária para recolha de prova em autarquias da Região Autónoma da Madeira estão relacionadas com um inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa.

Em causa estão contratos de contratações públicas das empresas, por ajuste directo - sendo que há suspeitas de falsas prestações de serviço e, por conseguinte, de valores inflacionados na prestação de serviços. O objectivo, segundo denúncias que chegaram ao Ministério Público, passaria pelo financiamento ilegal do PS-Madeira através de dinheiros públicos.

Fechar Menu