5 Sentidos

Rigo 23 e Bailinha celebram sábado obra no Ilhéu

Artista plástico e mestre calafate concluíram esqueleto do barco. Momento será assinalado com convívio e música

None
Foto DR

Está concluído o esqueleto do barco xavelha que Rigo 23 e o mestre calafate Bailinha estão a construir no topo do Ilhéu em Câmara de Lobos e é para assinalar essa fase do projecto que o artista plástico convida o público ao local no próximo sábado, pelas 18h30, para um convívio e homenagem à construção naval popular. O momento será celebrado ainda com a ajuda da Banda Municipal de Câmara de Lobos, que preparou uma obra específica para a ocasião.

O projecto de construção da embarcação tradicional de pesca começou há vários meses no local onde foi erguido no final dos anos 40 o bairro de pescadores, inaugurado em 1949. A embarcação está a ser construída a meias por Rigo 23 e a sua equipa, onde estão jovens artistas recém-graduados em artes plásticas, e por Bailinha, que construiu há vários anos a Nau Santa Maria.

“Com dez metros e 20 de comprido, este é o primeiro barco a ser construído de raiz naquela vila este século e é simultaneamente embarcação tradicional e obra de arte contemporânea”, destaca Rigo 23. A construção deste xavelha (nome dado aos barcos tradicionais de Câmara de Lobos), integrada nas celebrações dos 600 anos da Madeira e do Porto Santo, tem também um vertente didáctica, envolve jovens residentes do Bairro da Palmeira, mais conhecido como ‘Bairro das Malvinas’, envolvendo-os nesta arte tradicional.

Esta embarcação/obra de arte, continua Rigo 23, foi pensada especificamente para o cimo do ilhéu, onde ali vai devolver “centralidade à tradição das pescas na Vila de Câmara de Lobos celebrando o Xavelha, embarcação indígena daquela localidade, e o pescador que nela fez o seu ganha-pão e forjou uma identidade colectiva”. O projecto, acredita, contribui “para a preservação da memória e história locais, numa altura em que a pitoresca baixa daquela vila piscatória está a ser bastante impactada pela indústria do turismo”.

A conclusão do cavername (o esqueleto do barco) será celebrada com a interpretação por parte da Banda Municipal de Câmara de Lobos (Banda Velha) de uma serenata criada para a embarcação e o seu futuro tripulante. Representa a renovação de uma parceria com o artista plástico. A primeira foi quando Rigo 23 interveio pintando um mural no quartel dos Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos.

Na ocasião deverão participar representantes da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, da Direcção Regional de Cultura, da Secretaria Regional de Turismo e Cultura e da Comissão dos 600 Anos.

Fechar Menu