5 Sentidos

Filipe La Féria estreia musical '100 Amália'

O espetáculo será transmitido na RTP na terça-feira, dia 6 de Outubro, às 21h30

None

Filipe La Féria estreia '100 Amália', um musical sobre Amália Rodrigues no centenário do seu nascimento, com um elenco de conceituados intérpretes e actores. O espetáculo será transmitido na RTP na terça-feira,  dia 6 de Outubro, às 21h30.

'100 Amália' será mais que uma homenagem, uma nova visão do legado de Amália Rodrigues, no centenário do seu nascimento, que revelará a herança de Amália às novas gerações.

'100 Amália' terá o formato de um grande musical que levará o público a uma reunião com Amália e os grandes poetas que compuseram os seus mais significativos fados, como Pedro Homem de Mello, David Mourão Ferreira, Natália Correia, Alexandre O’Neill, José Carlos Ary dos Santos, o poeta brasileiro Vinícius de Moraes e os compositores frederico Valério, Alberto Janes e Alain Oulman.

Filipe La Féria teatralizou um concílio de poetas com Amália numa distante noite de Lisboa.

'100 Amália' também trará as novas vozes e formas do Fado com um elenco de conhecidas intérpretes, como Alexandra, Cidália Moreira, Lenita Gentil, Anabela, Vanessa, Filipa Cardoso, FF, Gonçalo Salgueiro e Beatriz Felício além dos actores Carlos Quintas, Vítor de Sousa, Nuno Guerreiro, Fernando Gomes, Paula Fonseca, Tiago Diogo, João Frizza, Cláudia Soares, Rosa Areia , Marco de Góis e Fafá de Belém.

O espectáculo original de Filipe la Féria contará com uma orquestra dirigida por Mário Rui Teixeira e Jorge Fernando.

Sobre a fadista

Amália Rodrigues foi uma cantora, actriz e fadista portuguesa, geralmente aclamada como a voz de Portugal e uma das mais brilhantes cantoras do século XX. Está sepultada no Panteão Nacional, entre outras ilustres figuras portuguesas.

Tornou-se conhecida mundialmente como a Rainha do Fado e, por consequência, devido ao simbolismo que este género musical tem na cultura portuguesa, foi considerada por muitos como uma das suas melhores embaixadoras no mundo.

Até à sua morte, em Outubro de 1999, 170 álbuns haviam sido editados com seu nome em 30 países, vendendo mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo.

Fechar Menu