Madeira

Já cheira a Natal nos Armazéns do Mercado

None Ver Galeria

A Secretaria Regional do Turismo e Cultura (SRTC) promoveu esta tarde através da Associação de Promoção uma operação onde recriou o ambiente de Natal.

A acção com o mote 'o Natal chegou à Madeira' teve lugar nos Armazéns do Mercado e aconteceu no âmbito de uma 'Fam Trip' na qual 15 representantes de várias agências de viagens nacionais vieram experienciar as festividades de Natal na Madeira.

O objectivo principal foi proporcionar a vivência do Natal para que estas agências de viagem possam comercializar o nosso destino até Dezembro. E a melhor forma de o fazer foi mesmo montar um mercado de Natal, onde os próprios visitantes acenderam a iluminação natalícia, experimentaram a gastronomia regional e aventuraram-se a fazer poncha, bolos de mel, bolo do caco e até mesmo carne vinha d’alhos.

A SRTC preparou uma apresentação sobre o que são as festas de Natal na Madeira e deu a conhecer as actividades que se realizam durante a época natalícia, desde as missas do parto, o mercadinho de Natal na placa central, até a missa do galo.

Uma ideia que surgiu por parte da Associação de Promoção da Madeira com a percepção de que neste ano atípico é preciso fazer mais para atrair turistas até à Região no mês de Dezembro.

Eduardo Jesus, secretário do turismo e cultura esteve presente no local e vincou a importância de apostar no mercado Nacional

“Se nós atendermos que a pandemia teve um efeito devastador no sector e nós em Agosto perdemos 19% do mercado Nacional relativamente a Agosto do ano passado, compreende-se claramente que essa perda acaba por ser um resultado positivo, porque os mercados Internacionais quebraram na ordem dos 80%. Comparativamente a todo o resto significa que o mercado reagiu muitíssimo bem e nós vamos continuar nessa aposta fortíssima junto do mercado Nacional acreditando nessa mesma capacidade de cá vir na atura do Natal e fim do ano.”

Neste ano atípico as comemorações de Natal vão sofrer alterações, tal como aconteceu com a Festa da Flor e do Vinho Madeira, as restrições vão estar incorporadas nos eventos natalícios, de maneira a transmitir segurança às pessoas. Para Dezembro poderá esperar a iluminação de Natal, o tradicional mercado, fogo de artifício e muita animação, tudo isto tendo em conta o distanciamento social, as regras de etiqueta e o uso obrigatório de máscara de proteção.

De acordo com Eduardo Jesus:

“Nós hoje não podemos baixar os braços, não podemos ficar resignados às imposições que a covid nos coloca, temos é que saber trabalhar com essa nova realidade, mas continuar a fazer. E essa foi uma mensagem muito forte que a Madeira mandou lá para fora com a concretização da Festa da flor e do Vinho.”
Fechar Menu