Coronavírus Mundo

Itália soma 2.499 novos casos e mantém tendência crescente de testes realizados

Foto EPA
Foto EPA

A Itália registou pelo segundo dia consecutivo mais de duas mil novas infecções (2.499) pelo novo coronavírus, anunciaram hoje as autoridades italianas, indicando também que o país mantém a tendência crescente de testes realizados.

Em termos totais, e desde o início da crise da doença covid-19 no país, em 21 de Fevereiro, Itália contabiliza 319.908 casos de pessoas que ficaram infectadas pelo novo coronavírus, segundo os dados fornecidos pelo Ministério da Saúde italiano.

As 2.499 novas infecções registadas nas últimas 24 horas estão em linha com os mais de 2.500 novos casos divulgados na quinta-feira, números bastante expressivos que não eram registados no país desde Abril.

As autoridades italianas realçaram, no entanto, que este balanço coincide com o aumento do número de testes de diagnóstico realizados em todo o país.

No último dia, Itália realizou 120.301 testes de diagnóstico, valor acima da média diária em comparação a outros dias.

Com a contabilização de 23 novas vítimas mortais associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, o número total de mortes registadas no país desde Fevereiro sobe para 35.941.

Em termos dos casos positivos que estão atualmente activos em Itália, as autoridades apontam para 53.997, dos quais a grande maioria são doentes que estão nas respectivas casas com sintomas ligeiros da doença ou estão assintomáticos.

Os doentes internados em todo o país são, neste momento, 3.436 (um aumento de 48 em comparação a quinta-feira), incluindo 249 em unidades de cuidados intensivos.

A Lombardia (norte), a região do país mais afetada pela atual pandemia e que tem sido o epicentro desde o início da crise sanitária, é uma das zonas com mais novos casos nas últimas 24 horas (307 novas infeções).

Na região de Lazio, onde fica a capital do país, Roma, foram diagnosticados 264 novos casos.

Perante o aumento de casos, a região decretou hoje o uso de máscara também em espaços públicos abertos.

Até à data, a máscara de protecção individual só era utilizada em espaços públicos fechados e durante o período da noite na via pública quando as medidas de distanciamento físico não eram possíveis de cumprir.

A subsecretária do Ministério da Saúde, Sandra Zampa, afirmou hoje que o Governo está a avaliar a evolução da pandemia semana a semana e que, caso se verifique um aumento significativo de novas infeções, não exclui a imposição da máscara em todo o país.

A região da capital italiana também anunciou a distribuição de 100 mil doses da vacina da gripe nas farmácias locais, de forma a facilitar o acesso e evitar uma saturação dos hospitais.

A pandemia da doença covid-19 já provocou mais de um milhão de mortos e mais de 34,3 milhões de casos de infecção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Fechar Menu