Madeira

“Os centros de dia são, sem dúvida, uma resposta social essencial nos dias de hoje"

None

“Os centros de dia são, sem dúvida, uma resposta social essencial nos dias de hoje. No dia em que se comemora o Dia Internacional do Idoso, não podia deixar de referir a importância destas estruturas no desafio de proporcionar aos cidadãos mais idosos qualidade de vida e a capacidade para desenvolverem um conjunto de atividades promotoras de um envelhecimento ativo”, afirmou a secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Augusta Aguiar, na tomada de posse dos órgãos sociais da Casa do Povo de São Roque, que se realizou ontem, dia 1 de Outubro.

Ainda nesta vertente social, e no contexto da pandemia, Augusta Aguiar sublinhou que a Casa do Povo de São Roque é entidade parceira do Governo Regional na operacionalização do Fundo de Emergência para Apoio Social (FEAS) e do Fundo de Apoio Regional a Organizações Locais (FAROL), destinados ao apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social e económica, causada pela pandemia.

No que diz respeito ao FEAS, foram já apoiadas financeiramente 219 pessoas da freguesia de São Roque, num total de, aproximadamente, 27 mil euros.

Relativamente ao FAROL, a Casa do Povo de São Roque já apoiou, até à data, 105 famílias, num total de 223 pessoas abrangidas, com a distribuição de 75 cabazes alimentares e 1226 refeições, prevendo-se a continuidade deste apoio até final do ano.

“No contexto da pandemia da covid-19, as casas do povo revelaram-se verdadeiras parceiras do Governo Regional na operacionalização de medidas fundamentais de apoio às famílias cujos rendimentos foram afectados neste contexto. Com grande esforço e dedicação, uma vez mais, não baixaram os braços e mostram-se incansáveis nesta missão. Em nome do Governo Regional, desejo as maiores felicidades e o maior sucesso à direção que hoje toma posse, e agradeço todo o trabalho social, e não só, que têm vindo a desenvolver, em prol da população de São Roque”, concluiu Augusta Aguiar.

Refira-se que esta instituição possui 16 anos de existência. Assim, desde 2018, esta casa do povo adquiriu o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), de forma a alargar ainda mais o seu âmbito de actuação, e poder passar a prestar outras respostas sociais à população da freguesia de São Roque. Nesse âmbito, em Outubro de 2019, a Casa do Povo de São Roque abriu um centro de dia, com capacidade para 50 idosos, que veio dar resposta a um anseio de longa data da população, e que comemora, precisamente este mês, o seu primeiro aniversário. 

Fechar Menu